Parcerias
(Clique na foto para mais informações)
Rede Ibero-Americana de Gestão Costeira Integrada – Rede IBERMAR
Os membros do LAGECI participam da Rede IBERMAR e a Profa. Marinez Scherer é editora-chefe da Revista Costas. A Revista Costas é uma publicação periódica, editada pela Rede Ibero Americana de Gestão Costeira Integrada (IBERMAR), em parceria com a Associação Universitária Ibero Americana de Pós-Graduação (AUIP) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A Revista aceita artigos originais e não publicados ou propostos para publicação em outra revista. Serão recebidos artigos que tratem de aspectos relacionados à Gestão Integrada da Zona Costeira e Marinha.
Fórum do Mar
Os membros do LAGECI participam do Fórum do Mar que é uma organização nacional, independente, aberta à Sociedade Civil, com envolvimento dos cidadãos e parceiros sociais interessados em contribuir com a troca de informações, reflexão e o debate sobre os assuntos da costa e do mar. Foi instituído para realizar o acompanhamento e manifestar-se sobre os temas relacionados às políticas públicas e a gestão costeira e marinha no Brasil
Painel Mar
Os membros do LAGECI participam do Painel Mar que tem o papel de atuar como plataforma colaborativa multisetorial de indivíduos e organizações na interface do conhecimento e tomadas de decisão, visando a qualificação das políticas para o uso sustentável e saúde dos oceanos.
Secretaria da Convenção da Diversidade Biológica
Parceria estabelecida com o apoio financeiro ao projeto de Pesquisa LEAP – Leveraging Ecosystem-based Approaches for Priority-setting (South Atlantic Coast).
Defesa Civil de Santa Catarina
Parceria no I Workshop de Gestão Costeira Integrada na Redução de Riscos e Desastres. O evento foi realizado em outubro de 2019 e teve como objetivo o foco na redução de riscos de desastres (RRD), levando em consideração o conjunto de medidas de preparação, mitigação, resposta, reconstrução, recuperação e adaptação. Tais incentivos são fundamentais para direcionar melhores ações de prevenção, buscando proteger a vida humana e reduzir os prejuízos econômicos públicos e privados.
Grupo Gerco-Sul
Grupo em que participam a UFSC, UFRGS, FURG e UDELAR (Uruguai) para o desenvolvimento de programas educativos avançados, atividades de pesquisa, inovação de ponta e atividades de extensão, tendo para isso um convênio específico, no qual se propõem a desenvolver os seguintes temas relacionados ao Gerenciamento Costeiro: Caracterização e Diagnóstico de Sistemas Marinhos e Costeiros, Planejamento e Gestão Ambiental de Sistemas Marinhos e Costeiros, Políticas Públicas e Governança Marinha e Costeira, bem como demais tópicos relacionados a tais temas, como por exemplo, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, entre outras; apoiadas também na colaboração com outras instituições públicas e privadas do setor
Laboratório de Ecologia e Gerenciamento de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos – LEGECE/UFPE
Parceria para desenvolver o Projeto Subsídios para avaliação da transferência da gestão das praias marítimas urbanas aos Municípios (ATAGP). O grupo formou vários profissionais em Oceanografia com ênfase principalmente em ecologia costeira, poluição marinha e gerenciamento costeiro integrado. Atualmente, contamos com pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bolsistas de apoio técnico e agentes de campo. São oriundos de diversas áreas incluindo biólogos, oceanógrafos, engenheiros, geógrafos e estatísticos.
Grupo de Ações Integradas em Gerenciamento Costeiro – GAIGERCO/FURG
Parceria para desenvolver o Projeto Subsídios para avaliação da transferência da gestão das praias marítimas urbanas aos Municípios (ATAGP). É um Grupo de Pesquisa registrado e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O presente grupo foi criado em dezembro de 2017 após uma articulação entre alunos do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro – PPGC da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e o prof. Dr. João Luiz Nicolodi.
Secretaria da Coordenação da Governança do Patrimônio da União
Parceria para desenvolver o Projeto Subsídios para avaliação da transferência da gestão das praias marítimas urbanas aos Municípios (ATAGP). O Ministério do Planejamento é responsável pela gestão do patrimônio da União. É o órgão que autoriza a ocupação dos imóveis públicos federais, estabelecendo diretrizes para permissão de uso, promoção, doação ou cessão gratuita, quando houver interesse público. É responsável também pela gestão dos terrenos de marinha e o controle do uso dos bens de uso comum do povo, entre outras atribuições.