O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Membros do LAGECI

Membros Atuantes

(Clique na foto para Lattes)

Profa. Dra. Marinez Eymael Garcia Scherer

Tem como principal foco de pesquisa a gestão costeira e marinha, tendo completado seu doutorado em Ciências do Mar, na Universidade de Cádiz, Espanha. É professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, nos temas Gestão Costeira Integrada e Planejamento Espacial Marinho, sendo coordenadora do Laboratório de Gestão Costeira Integrada. Marinez também é professora visitante na Universidade de Cádiz/Espanha e treinadora em Planejamento Espacial Marinho (Blue Planning in Practice, BPiP – GIZ) –  treinou equipes em países da América do Sul (Brasil, Argentina, Suriname e Guyana), América do Norte (Canadá e México), Africa (Moçambique e Angola) e Países do Sudeste Asiático. É co-coordenadora das redes Fórum do Mar e Rede Ibero-Americana de Gestão Integrada de Áreas Costeiras. É membro do IUCN World Comission on Protected Areas (WCPA) e da IUCN Commission on Ecosystem Management (CEM).

Prof. Dr. Milton L. Asmus

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1977), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (1984) e doutorado em Ciências Marinhas – University of South Carolina (USA) (1990). Atualmente é professor colaborador na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidad de la Republica (Uruguay). Asmus é membro da Rede Ibermar – Red Iberoamericana de Manejo Costero Integrado (co-coordenador Brasil), membro do The Global Forum on Oceans, Coasts, and Islands e presidente do conselho diretor do Fórum do Mar. Sua atuação está ligada à área da Oceanografia e Ecologia Costeira, com ênfase em Gerenciamento Costeiro e Ecologia de Sistemas.

 

Prof. Dr. Francisco Veiga Lima

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE-Capes) na University of Hawaii (UH) – Estados Unidos, Mestre em Gestão Costeira pela Universidad de Las Palmas de
Gran Canaria (ULPGC) – Espanha, bacharel e licenciado em Geografia também pela UFSC, tendo participado do Programa de Mobilidade estudantil para a Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago. Atualmente, Francisco é professor na University Studies Abroad Consortium (USAC), lecionando a disciplina Natural Resource Management para alunos de intercâmbio, além de desenvolver pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC. Atuou durante três anos na elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) e Planos Mestres, sob tutela da Secretaria Nacional de Portos, além de coordenador de campo na obra de dragagem do Porto de Imbituba/SC. Possui experiência como consultor técnico na elaboração de Planos de Gestão Costeira (Estado do Espírito Santo e município de Anchieta/ES), no desenvolvimento do Plano Diretor Participativo de Florianópolis/SC e na criação do Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS).

Prof. Dr. Eduardo Martins

Geógrafo (2007 – UFRGS) e doutorado com ênfase em Geologia Marinha (2017 – PPGGEO/UFRGS), é Professor Adjunto do Centro de Ciências Rurais da UFSC/Campus de Curitibanos. Também é membro da Rede Ibero Americana de Gestão Costeira Integrada (Red IBERMAR) e colaborador do Centro de Estudos em Geologia Costeira e Oceânica (CECO/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa em Análise Socioambiental no Planalto Catarinense (ASAM/UFSC-Curitibanos). Revisor dos periódicos “Revistas Costas” e  “Journal of Integrated Coastal Zone Management”. Tem interesse nas seguintes áreas do conhecimento: Ciência da Informação Geográfica & análise, gestão e gerenciamento ambiental do espaço costeiro. Música, filosofia, poesia, ficção, RPG e contemplação são outros temas que dão sentido às coisas sérias.

 

Dra. Ana M. R. Liedke

Graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Zoologia pela PUCRS. Doutorado em Ecologia e Conservação pela UFPR, com período sanduiche pela University of California at Santa Cruz. Pós Doutoranda no projeto Mission Atlantic, na UFSC.

.

.

.

Dr. André de Souza Lima

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia pela  Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é ocupa a posição de pós-doutorado na George Mason Universityz nos Estados Unidos. Membro da Rede Ibero Americana de Gestão Costeira (IBERMAR) e membro do grupo de pesquisa Gestão Costeira Integrada associado ao Laboratório de Gestão Costeira Integrada – LAGECI da Universidade Federal de Santa Catarina.

.

Dr. Carlos Vinicius da Cruz Weiss

Graduado em Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental Marinha e Costeira pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UERGS/UFRGS – RS, Brasil). Mestre em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG – RS, Brasil) e técnico em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFRS, Brasil). Doutor pelo programa de pós-graduação “Coastal Engineering, Hydrobiology and Management of Aquatic Systems (IH20)” (Universidad de Cantabria – UNICAN, Espanha), com titulo de doutor reconhecido no território nacional pelo programa de doutorado de Ciência e Tecnologia Ambiental (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – SC, Brasil). Professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande – Instituto de Oceanografia (FURG – IO – Campus São Lourenço do Sul) no curso de Gestão Ambiental (05/2019 até 07/2020). Atua e tem experiência em projetos relacionados com análises espaciais, planejamento espacial para energias renováveis e aquicultura marinha, modelos de decisão multicritério, modelos de mudanças climáticas e gestão integrada marinha e costeira.

 

Dr. José Maurício de Camargo

Graduação em Geografia, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Gerenciamento Costeiro pela Universidad de Cádiz, Espanha. Doutor em Geografia pela UFSC com bolsa de estudos do Programa de Formação de Recursos Humanos Petrobras, PFRH-PB 240/UFSC, e participante do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na Universityof Wollongong, Austrália. Técnico em Agrimensura pelo Instituto Federal de Santa Catarina e Técnico em Processamento de Dados/Informática pelo Colégio Adélia Camargo Corrêa/SENAI Santos. Participou do Programa de Mobilidade Escala Estudantil AUGM para estudantes de graduação na Universidad Nacional del Litoral, Santa Fé, Argentina (2007). Pesquisa de doutorado premiada pelo comitê científico do InternationalCoastalSymposium 2016, Austrália (The PhD PresentationAwards). Atuação profissional em empresas de consultoria e engenharia ambiental (processos de licenciamento, monitoramentos, cartografia/geoprocessamento) e em projetos técnico-científicos nas temáticas de gerenciamento, morfododinâmicapraial, mapeamentos geológico/geomorfológico e riscos costeiros. Foi consultor/pesquisador na ONU-CEPAL em projeto sobre a projeção de mudanças climáticas para a gestão de riscos costeiros. Docência em ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e treinamentos institucionais.

Me. Alessandra Pfuetzenreuter

Bacharel em Ciências Biológicas: Linha de Formação – Biologia Marinha, pela Universidade da Região de Joinville – Univille, Campus São Francisco do Sul. Mestra em Oceanografia: Linha de Pesquisa: Dinâmica e Gestão de Sistemas Costeiros pela da Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia. Atuei como estagiária do Projeto Babitonga Ativa da Universidade da Região de Joinville. Fui bolsista no CNPq no projeto Madeiras Históricas, no Museu do Mar em São Francisco do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso com avaliação de lixo marinho em São Francisco do Sul. Integrante do Laboratório de Gerenciamento Costeiro Integrado – UFSC. Integrante do Projeto Subsídios para Avaliação da Transferência da Gestão de Praias Marítimas Urbanas para os Municípios. Anfitriã do Time Política e Governança Internacional do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro. Integrante do Grupo de Trabalho GT GERCO Babitonga do grupo Pró Babitonga. Integrante da Liga das Mulheres pelo Oceano. Integrante do Fórum do Mar. Integrante do Secretariado do Grupo de Apoia à Mobilização da Década do Oceano região Sul.

Me. Bruno Andrade

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência nas áreas de Geociências, Oceanografia Costeira e Geologia Marinha com ênfase em Geologia e Geomorfologia Costeira, Sedimentologia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Gestão Costeira Integrada e Vulnerabilidade Ambiental aplicados em estudos na planície costeira de Santa Catarina. Atualmente é pesquisador cadastrado no Grupo de Pesquisa CNPq Gestão Costeira Integrada e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina

Me. Gabriela Decker Sardinha

Bolsista do Programa de Pós Graduação em Gerenciamento Costeiro na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua com temáticas relacionadas à governança, às áreas marinhas protegidas e aos impactos das ações humanas no meio ambiente e suas repercussões sociais. Integrante do Grupo de Ações Integradas em Gerenciamento Costeiro (GAIGERCO) e do Grupo de Gestão Costeira Ecossistêmica (GCE), ambos da FURG, assim como do Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) da UFSC. Atuou como voluntária na R3 Animal no ano de 2013 e como monitora da Ilha do Campeche nas temporadas 2018, 2019 e 2020.

 

 

Me. Mariana Paul de Souza Mattos

Mestra em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, MBA em Gerência de Projetos e Oceanógrafa pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua na área de gestão costeira integrada, com foco em áreas marinhas protegidas, pesca artesanal e gestão de orlas. Integra o Observatório de Áreas Protegidas da UFSC e o Coletivo Memórias do Mar, além das redes de pesquisa-ação Ouvidoria do Mar, Painel Mar e Teia-Pesca.

 

Me. Natalia Ramos Corraini

Graduação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro pela UNESP/CLP. Fiscal de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de São Vicente-SP (Secretaria de Meio Ambiente). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Áreas de experiência, interesse e pesquisa: Gestão Costeira Integrada, Gestão com Base Ecossistêmica, Gestão de Praias, Áreas Protegidas e Gestão de Resíduos.

 

 

 

Me. Paula Martinez Falcão Pereira

Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC sob orientação do Prof. Milton Asmus. Possui graduação em Oceanologia e mestrado em Gerenciamento Costeiro (FURG), colaboradora membro do LAGECI e do grupo de pesquisa GMC-Eco. Realizou pesquisas na área de Gestão de Resíduos Sólidos em portos de pesca e Áreas Verdes Urbanas em municípios costeiros. Trabalhou como mediadora social em TI Mbya-Guarani durante a construção da EIEF.

 

 

Me. Rita de Cassia Dutra

Graduação em Ciências Econômicas e Ciências Sociais e  Mestrado em Engenharia Civil – Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial – pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Desde 2006 atuando junto ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Brasil através do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED UFSC, trabalhando como pesquisadora, conteudista e monitora. Consultora Independente do PNUD BRASIL e PNUD Panamá.  Gerente de Mobilização e Articulação Comunitária na Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental da Prefeitura de Florianópolis ( 2015/2017). Atualmente Pesquisadora Bolsista  CAPES no Laboratório de Gestão Costeira Integrada –  LAGECI-UFSC, do Departamento de Geociências da UFSC, pesquisando o tema: Eventos Climáticos Extremos e Impactos nas Zonas Costeiras. Atuando também como professora de caráter voluntário no curso de graduação em Geografia/UFSC, apoiando nas disciplinas: Geografia da População; Geografia Regional do Brasil; História do Pensamento Geográfico.

Me. Sara Ribas

É graduada em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Especialista em Gestão e Educação Ambiental Lato-Sensu realizado no Centro de ensino Superior dos Campos Gerais (2016). Mestre em Gestão do Território do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Profissionalmente, atuou por 4 anos na área ambiental no Instituto Ambiental do Paraná no atendimento e direcionamento de processos ambientais. Foi analista Ambiental na empresa Zero Resíduos (2013) no município de Ponta Grossa. Atualmente é Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do programa de Pós-Graduação em Geografia na área de concentração: Utilização e Conservação de Recursos Naturais (UCRN). É membro do grupo Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) que desenvolve projetos e pesquisas que visam o planejamento e gestão da zona costeira brasileira com foco em governança costeira, serviços ambientais de ecossistemas e ambientes costeiros.

Me. Sereno DuPrey Diederichsen

Geógrafo, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC). Atuou na área de ensino de Geografia na Grande Florianópolis (2008-2012). Atuou em pesquisas sobre a funcionalidade, análise espacial, e evolução de ambientes costeiros, junto ao Laboratório de
Oceanografia Costeira-UFSC (2007-2008). Membro do Laboratório de Gestão Costeira Integrada, junto ao qual vem realizando estudos voltados à processos participativos e a gestão costeira. Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em geografia, tendo como tema principal de pesquisa, o Planejamento Espacial Marinho e as interações entre sistemas costeiros e atores sociais do espaço marinho da Ilha de
Santa Catarina.

Me. Tatiana Crystina Rocha de Oliveira

Doutoranda no Programa de Pós Graduação de Engenharia Ambiental pela UFSC, na linha de pesquisa em Aavaliação de Imapcto Ambinetala, Mestre pelo Programa de Pós Graduação de Geografia pela UFSC (2015), na linha de pesquisa de Oceanografia Costeira e Geologia Marinha, e integrante do Grupo de Pesquisa de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) nesta universidade. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009) e graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Instrutora do Projeto Orla, capacitada pelo MMA. Experiência na área de consultora técnica ambiental, atuando com Licenciamento e Gestão Ambiental, Avaliação de Impactos, Gerenciamento Integrado da Zona Costeira e Planejamento urbano e regional, Geoprocessamento e Sensoriamento remoto, principalmente no processamento de dados e na elaboração de mapas temáticos e Agri/geomensura (levantamento topográfico e georreferenciamento).

Me. Vitor Alberto de Souza

Bacharel em biologia com habilitação em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com período de intercâmbio na University of Western Australia (UWA), Austrália e mestre em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFSC). Bolsista do projeto “Mission Atlantic” no âmbito do Programa Horizon 2020 financiado pela União Europeia. Atua como pesquisador no Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI/ UFSC) e é membro do Grupo de Ações Integradas em Gerenciamento Costeiro (GAIGERCO) e da Rede Iberoamericana de Manejo Costeiro Integrado. Possui experiência em projetos de diagnóstico ambiental, planejamento territorial, educomunicação ambiental e gestão pesqueira. Suas áreas de interesse são: mapeamento de habitats marinhos bentônicos, Planejamento Espacial Marinho (PEM), gestão de praias e conservação de ecossistemas marinho/ costeiros.

Alguns Colaboradores / Ex-participantes LAGECI:

Dra. Cibele Lima

Atualmente é doutoranda em Geografia, com bolsa da CAPES, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com tese intitulada Análise da Vulnerabilidade Social de Populações Costeiras a Eventos Extremos no Brasil; membro do Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) e do Laboratório de Oceanografia Costeira (LOC). Bacharel, Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2014 fez Intercâmbio de mestrado com bolsa do Santander no Instituto de Geografia Tropical da cidade de Havana em Cuba. Trabalhou como analista ambiental no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) no Projeto de Cadastro de Erosão e Inundação do estado de São Paulo e como analista de geoprocessamento no convênio entre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) no Projeto de Caracterização de População em Áreas de Risco no Brasil.

MSc. Apoena Calixto Figueiroa

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.Participante do Grupo de Pesquisa “Gestão Costeira Integrada” e do “Laboratório de Gestão Costeira Integrada – LAGECI” do Departamento de Geociências da UFSC. Experiência na área de Gestão Ambiental, com ênfase em áreas protegidas, gestão costeira integrada e serviços ecossistêmicos

cris floresDra. Cristina Pallero

Pesquisadora doutoranda do LAGECI e o grupo de pesquisa GIAL/UCA (Espanha)Graduada em Ciências do Mar e Ciências Ambientais (Universidad de Cádiz, Espanha) e egresada do mestrado “Gestión Integrada de Áreas Litorales” (Universidad de Cádiz).Doctoranda do programa de “Gestión y Conservacióndel Mar” da Universidade de Cádiz (Espanha) e da PósGeografía da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) em doutorado cotutela acadêmica.As áreas de experiência, interesse e pesquisa são: gestão costeira integrada, gestão com base em ecossistemas, gestão de praias urbanas, gestão de estuarios. Perfil multidisciplinar e experiência na consultoría privada, prefeitura e academia.

fabricio

Dr. Fabricio Almeida Basilio

Doutor em Geociências na área de conservação dos recursos naturais, vinculado à linha de pesquisa em análise ambiental.  Seu foco de atuação compreende: gestão com base ecossistêmica costeira e marinha, biogeografia (relação com aves ameaçadas de extinção em ecossistemas do bioma mata atlântica), unidades de conservação e análise em geoprocessamento. É membro da Rede Iberoamericana de Manejo Costeiro Integrado. Conselheiro da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho, do Monumento Natural da Galheta e da Estação Ecológica de Carijós. Também é pesquisador do Observatório de Áreas Protegidas da UFSC e coordenador do Programa Brasileiro de Reservas de Surf.

MSc.Gilberto Cunha Junior

Mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (inicio 2014). Realizou TCC no Laboratório de Gestão Costeira (LAGECI/UFSC). Iniciou Estágio de Iniciação Cíentifica em Geofísica no Laboratório de Oceanografia Costeira (2015). Tem interesse pela área de Oceanografia Física e Engenharia Oceânica

 

giseleGisele Rosa Abrahão

Doutora em Geografia – linha de pesquisa em Oceanografia Costeira e Educação Ambiental. Áreas de experiência, interesse e  pesquisa: educação ambiental, gestão participativa, unidades de conservação em áreas litorâneas, meio ambiente costeiro, manguezais. Graduada em Biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e mestrado em “Recuperação de Áreas Degradadas de manguezal” pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Pós-Graduação em Sustainable Management of Mangrove EcosystemsCourse – Japan/JICA.

javiDr. Javier García Onetti

Pesquisador e Doutor. Doutorado em cotutela acadêmica UFSC e UCA. Participante do Laboratório de Gerenciamento Costeiro Integrado (LAGECI), Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), e do Grupo de pesquisa em Gestão Integrada de Áreas Litorais (GIAL), Universidade de Cádiz (Espanha). Formação:Graduação em Ciências do Mar (Universidade de Cádiz, Espanha); mestrado em “Gestão Integrada de Áreas Litorais”; mestrado em “Oceanologia” (Universidade de Cádiz). Linhas de pesquisa: Gestão integrada de áreas litorais, ordenamento espacial marinho, gestão com base ecossistêmica, gestão de praias, ordenamento do território e gestão de espaços protegidos.

MSc. Julia Nyland

Graduada em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2015), mestra em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2018) e técnica em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) do Rio Grande (2014). Atualmente, é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante no grupo de pesquisa do Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI, UFSC), além de estar vinculada aos grupos de pesquisa do Laboratório de Oceanografia Costeira (LOC, UFSC) e do Laboratório de Gerenciamento Costeiro (LABGERCO, FURG). Experiência na área de Oceanografia com ênfase em Gerenciamento Costeiro, especialmente nas temáticas da Gestão com Base Ecossistêmica (GBE) e Serviços Ecossistêmicos (SE), assim como na aplicação de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e sensoriamento remoto para o planejamento e a gestão ambiental, sobretudo de zonas costeiras (ex. lagoas costeiras) e marinhas.

karolKaroline Angélica Martins

Graduada em Oceanologia pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG e mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.Doutoranda do programa de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Oceanografia Geológica – LABOGEO, da Universidade Federal de Pernambuco; e do grupo de pesquisa Gestão Costeira Integrada associado ao Laboratório de Gestão Costeira Integrada – LAGECI, da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência e interesse na área de oceanografia e gerenciamento costeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: análise espaço-temporal de dados, sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto e ferramentas de subsídio à gestão costeira.

Me. Marcelo Silveira

Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Licenciado em Biologia e Mestrado em Ecologia por esta mesma universidade. Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Experiência em gestão de unidades de conservação (áreas protegidas), em especial nos ambientes marinho-costeiros.  Participa de grupo de estudos e atua como instrutor em temas de relações humanas e conflitos interpessoais. Em seu doutorado tem como tema de pesquisa a valoração de serviços ecossistêmicos culturais – turismo e recreação – em unidades de conservação marinho-costeiras e o impacto econômico e social do surf nas comunidades costeiras. Integrante do Comitê Gestor Local da Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú e entusiasta do papel dos surfistas na promoção de governança e conservação ambiental da zona marinho-costeira.

Me. Karla Lobato

Jornalista, Mestre em Gerenciamento Costeiro Universidade Federal do Rio Grande (FURG).Atua na conexão dos temas da comunicação com a área ambiental. Atualmente integra o Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) da UFSC dedicando-se ao desenvolvimento de ferramentas de divulgação científica.

 

 

 

Bel. Marco Antônio Friedrichsen

Oceanógrafo pela UFSC (2020) e Técnico em Controle Ambiental pelo IFC (2014). Possui experiência em gestão de resíduos sólidos e de água urbana, geoprocessamento e modelagem numérica. Cofundou o Garapuvu, uma startup para promoção da sustentabilidade no meio social e empresarial. Desenvolveu o trabalho de conclusão de curso no LAGECI com a pesquisa “Indicadores para Avaliação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Vida na Água”. Atualmente trabalha com comunicação científica digital.

 

Grad. Isabela Kerber

Graduanda em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente desenvolvendo Trabalho de Conclusão de curso no Laboratório de Gestão Costeira Integrada – LAGECI/UFSC. Desenvolve pesquisa na área de educação ambiental em gestão de praias.
Graduação sanduíche em Ciências do Mar na Universidade de Queensland na Australia, onde foi vinculada ao Centre of Excellence for Environmental Decisions (CEED) em 2014-15. Professora voluntária de Educação Ambiental e Sustentabilidade no programa de contraturno infantil GV Interns Kids. Interesse e experiência na área de educação ambiental, oceanografia socioambiental, gestão participativa e áreas de proteção costeira e marinha.

Grad. Manoela Moreira de Souza

Graduanda em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente desenvolvendo Trabalho de Conclusão de curso no Laboratório de Gestão Costeira Integrada – LAGECI/UFSC. Desenvolve pesquisa na área de gestão de praias, com foco na análise do cumprimento do Termo de Adesão à Gestão de Praias Marítimas Urbanas – TAGP. Foi bolsista de monitoria no ano de 2017 na disciplina Análise de dados Oceanográficos no curso de graduação em Oceanografia. Foi integrante da diretoria do projeto de educação ambiental denominado Projeto Proteus, durante os anos de 2016 e 2017.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.