I Workshop de Gestão Costeira Integrada na Redução de Riscos e Desastres – 2019

                

As tempestades, o aumento do nível do mar, as ressacas, a erosão marinha e as inundações,

causaram e continuarão impactando as zonas costeiras, gerando graves problemas ambientais,

pondo em risco a segurança das pessoas, seus meios de subsistência e as  infraestruturas existentes.

A geografia costeira de nossas cidades, juntamente com sua alta densidade populacional

e o crescimento econômico, as torna atrativas, como também, extremamente vulneráveis.

Tal alerta vem reforçar a constante necessidade de integração entre as autoridades governamentais,

instituições responsáveis e a sociedade civil organizada na adoção de ações mais eficazes no que

concerne uma melhor capacidade de preparação e resposta.

O incentivo vai desde maiores investimentos em novas tecnologias de monitoramento, sistemas

de alerta, mapeamentos de áreas de risco, levantamento das vulnerabilidades costeiras, maior

fomento a formação e  melhores estratégias de sensibilização, emponderamento à população,

entre outros.

Portanto, torna-se necessária uma reavaliação das atuais estratégias de Gestão Costeira Integrada

com foco na redução de riscos de desastres (RRD), levando em consideração o conjunto

de medidas  de preparação, mitigação, resposta, reconstrução, recuperação e adaptação.

Tais incentivos são fundamentais para direcionar melhores ações de prevenção, buscando proteger

a vida humana e reduzir os prejuízos econômicos públicos e privados.

Vossa participação enriquecerá o evento, sendo que solicitamos a confirmação com o

preenchimento  do formulário:

https://www.sympla.com.br/worshop-gestao-costeira-integrada-na-reducao-de-riscos-e-desastres__667681

até o dia 28 de outubro de 2019, as vagas são limitadas.

Cronograma do Evento 

Conheça os Palestrantes:

Chefe da Defesa Civil – SC Cel. RR. BM. João Batista Cordeiro Jr.

Ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina em 1988 e foi promovido ao posto de Coronel BM em 2017; Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina em 1991; Curso de Comando e Estado Maior do CB/SC em 2007; Curso de Altos Estudos Estratégicos (CB/SC) em 2014. Bacharel em Direito – UNIVALI/SC – 1997. Pós Graduação Lato Sensu em Planejamento e Orçamento Público ABOP -Brasília – 2005. Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Serviços de Bombeiro UNISUL – 2007. Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Pública: Estudos Estratégicos no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – UDESC/ESAG – 2014. Comandante do Batalhão de Operações Aéreas; Diretor de Pessoal Do CBM/SC; Gerente Estadual do SAMU/SC. Últimas Funções Desempenhadas: Comandante do Batalhão de Operações Aéreas; Diretor de Pessoal Do CBM/SC; Gerente Estadual do SAMU/SC.

Coordenador Regional CIGERD Joinville: Antonio Edival Pereira

3°Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, atua há 10 anos na Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Norte, sede em Joinville. Pós Graduando em Gestão de Risco em Eventos Críticos pelo Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Participou da gestão em vários eventos de erosão costeira do litoral norte bem como atuação em gestão nos desastres do incêndio químico em São Francisco do Sul. Trabalhou nos eventos de inundação do Vale do Itapocu/SC em 2014 e atuou nos acidentes de múltiplas vítimas na Serra Dona Francisca.

 

Profa. Dra. Marinez Scherer

Tem como principal foco de pesquisa a gestão costeira e marinha, tendo completado seu doutorado em Ciências do Mar, na Universidade de Cádiz, Espanha. É professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, nos temas Gestão Costeira Integrada e Planejamento Espacial Marinho. Coordenadora do Laboratório de Gestão Costeira Integrada. Marinez também é professora visitante na Universidade de Cádiz/Espanha e treinadora em Planejamento Espacial Marinho (Blue Planning in Practice, BPiP – GIZ). É co-coordenadora das redes Fórum do Mar e Rede Ibero-Americana de Gestão Integrada de Áreas Costeiras. É membro do IUCN World Comission on Protected Areas (WCPA) e da IUCN Commission on Ecosystem Management (CEM). Atualmente é membro grupo temático de experts que apoiam o Grupo de Experts do MSP Global (UNESCO) no desenvolvimento do Guia Internacional em Planejamento Espacial Marinho.

Prof. Dr. João Luiz Nicolodi

Associado do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Geociências pela Universidade Politécnica da Catalunya UPC (Barcelona). É doutor em Ciências, com ênfase em Geologia Marinha pelo Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica – CECO da UFRGS. Atuou na Coordenação Estadual de Gerenciamento Costeiro do RS (FEPAM – GERCO – RS) e na Coordenação Nacional do Gerenciamento Costeiro e Marinho, no Ministério do Meio Ambiente. É Professor Colaborador do Programa em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGEO/UFRGS). É membro do Comitê Executivo do Programa Global de Observação dos Oceanos (GOOS/Brasil). É responsável pelo Grupo de Ações Integradas em Gerenciamento Costeiro – GAIGERCO.

Prof. Dr. Francisco Veiga Lima

Professor na University Studies Abroad Consortium (USAC). Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Gestão Costeira pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha e graduado em geografia, também pela UFSC. Contemplado com uma bolsa no Programa de Doutorado Sanduíche no Exteriror (PDSE), para a University of Hawaii at Manoa. Atuou na elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) e dos Master Plans, sob tutela da Secretaria Especial de Portos. Coordenador de campo durante execução do Plano de Controle Ambiental da obra de dragagem do Porto de Imbituba/SC, bem como no desenvolvimento do Plano de Gestão Costeira do Estado do Espírito Santo e  de Anchieta/ES. Membro da Rede Ibero Americana de Gestão Costeira (Red Ibermar) e do Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) da UFSC.

Prof. Dr. Pedro de Souza Pereira

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Oceanografia Física, Química e Geológica também pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: morfodinâmica e segurança de praias, vulnerabilidade costeira, sedimentologia, erosão e proteção, e vídeo imageamento da zona costeira. Atuou como professor no Departamento de Oceanografia da UFPE entre 2010 e 2018. Atualmente é docente da Coordenadoria Especial de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

 Prof. Dr. Daniel Galvão Veronez  Parizoto

Possui graduação em Geografia, mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UEL e doutorado em Geografia, Análise de Riscos Geológicos e Geomorfológicos pela UFSC. É especialista em Gestão de Risco de Desastres pela UDESC. Atualmente é professor do Departamento de Geociências da UFSC e Coordenador do LPG2 – Laboratório de Processos Geológicos e Geomorfológicos. Está vinculado ao Laboratório de Climatologia e o Grupo de Estudos de Desastres Naturais (GEDN) e ao Departamento de Engenharia Civil através do LABGRID – Laboratório de Gestão de Risco de Desastres, ambos como pesquisador. Tem experiência na área de Desastres Naturais com ênfase em Geologia e Geomorfologia, Mapeamento e Geoprocessamento aplicados a desastres naturais.

 Profa Dra. Janete Josina de Abreu

Bacharel em Geografia pela Université Lumière Lyon II.  Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sedimentologia, Geomorfologia e Geologia Costeira, com ênfase em morfodinâmica de praias arenosas, transporte sedimentar costeiro longitudinal e erosão costeira. Grupo de Pesquisa Gestão Costeira Integrada. Nos últimos anos tem atuado também na área de Geomorfologia e Geologia Ambiental, com destaque para os processos geológicos e geomorfológicos em áreas de encosta. Foi pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN/BRASIL, trabalhando em projetos sobre riscos associados aos movimentos gravitacionais de massa. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais da UFSC.

Me. José Luiz de Abreu

Gerente de Captação de Recursos e Prestação de Contas – GECAP – Defesa Civil de Santa Catarina.
Mestre e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2008 dedica-se ao tema Defesa Civil como objeto de estudo e de trabalho, colaborou em projetos executados pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED-UFSC). Por intermédio da Defesa Civil de Florianópolis atuou voluntariamente no cumprimento de funções designadas ao agente de defesa civil, com foco em ações de preparação e prevenção aos desastres socioambientais. Por indicação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ministério da Integração Nacional (SEDEC/MI), fez parte de equipe técnica que assessorou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) na revisão de material didático sobre ações de Resposta e Recuperação – Ministério da Integração/ Brasil.

 Me. Rita Dutra

Graduação em Ciências Econômicas e Ciências Sociais e  Mestrado em Engenharia Civil – Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial – pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Desde 2006 atuando junto ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Brasil através do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED UFSC, trabalhando como pesquisadora, conteudista e monitora. Consultora Independente do PNUD BRASIL e PNUD Panamá.  Gerente de Mobilização e Articulação Comunitária na Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental da Prefeitura de Florianópolis ( 2015/2017). Atualmente Pesquisadora Bolsista  CAPES no Laboratório de Gestão Costeira Integrada –  LAGECI-UFSC, do Departamento de Geociências da UFSC, pesquisando o tema: Eventos Climáticos Extremos e Impactos nas Zonas Costeiras. Atuando também como professora de caráter voluntário no curso de graduação em Geografia/UFSC, apoiando nas disciplinas: Geografia da População; Geografia Regional do Brasil; História do Pensamento Geográfico.

Me. José Maurício de Camargo

Doutorando em Geografia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participante do Programa de Formação de Recursos Humanos Petrobras, PFRH-PB 240/UFSC, e participante do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na University of Wollongong, Austrália. Mestre em Gerenciamento Costeiro, na linha de pesquisa Avaliação de Riscos e Impactos na Zona Costeira, pela Universidad de Cádiz, Espanha. Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFSC, participou do Programa de Mobilidade Escala Estudantil AUGM para estudantes de graduação na Universidad Nacional del Litoral, Santa Fé, Argentina. Técnico em Agrimensura pelo Instituto Federal de Santa Catarina e Técnico em Processamento de Dados/Informática pelo Colégio Adélia Camargo Corrêa/SENAI Santos. Pesquisa de doutorado premiada pelo comitê científico do International Coastal Symposium 2016, Austrália (The PhD Presentation Awards). Consultor/Pesquisador na Organização das Nações Unidas (ONU) e Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) em projeto técnico-científico sobre a projeção de mudanças climáticas para a gestão de riscos costeiros no Estado de Santa Catarina.

Me. João Daniel Barbosa Martins

Bacharel e Licenciado em Geografia (FAED) e Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Durante a graduação atuou como bolsista em diversas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, com foco em Cartografia, Ensino e Geotecnologias. No Mestrado, desenvolveu pesquisa em aplicações de mapeamento 3D em áreas de risco por meio de drone e tecnologias da geoinformação. No Doutorado, atua na linha de Utilização e Conservação dos Recursos Naturais, atualmente estuda as implicações da Realidade Aumentada e Realidade Virtual na área de Geografia em processos educativos para compreensão do espaço.

Bela. Natália Corraini

Bacharel em Ciências Biológicas, com habilitação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é aluna do programa de mestrado em Oceanografia pela UFSC, fazendo parte do Laboratório de Gestão Costeira Integrada – LAGECI (Departamento de Geociências, UFSC). Servidora da Prefeitura Municipal de São Vicente (Secretaria de Meio Ambiente), onde exerce o cargo de fiscal de Meio Ambiente, além de representar o município em órgãos colegiados, atuando na gestão dos resíduos sólidos e de bacias hidrográficas. Atua na pesquisa voltada ao Gerenciamento Costeiro Integrado, Gestão de praias, Gestão com Base Ecossistêmica, Serviços Ecossistêmicos e em trabalhos técnicos.

Coordenador da Defesa Civil do Município de  Barra Velha/SC:  Bsc. Elton Cunha

Possui graduação em Logística pela Universidade do Vale do Itajaí (2019) e Especialização em Proteção e Defesa Civil (Lato sensu – 2019). Possui experiência na área de Proteção e Defesa Civil com ênfase em Gerenciamento de Redução de Riscos e Desastres; Logística Humanitária; Educação Preventiva; Projetos Estruturais e Mobilização Comunitária. Presidente do Colegiado Temático de Defesa Civil da Amvali – Associação dos Municípios do Vale do Itapocú no ano de 2018. Treinou aspirantes a agente de Defesa Civil nos municípios da região norte e prestou assessoria técnica em eventos de alagamentos no município de Penha/SC em janeiro de 2019.

 
Coordenadora de Proteção e Defesa Civil do Município Balneário Piçarras /SC: Bsc. Carla Krug

Bacharel em ciência política (UNIVALI); Especialista em Gestão Pública (FURB) e atua no serviço público desde 1996, em diversas áreas da administração pública como os temas: regularização fundiária, habitação, planejamento urbano, entre outras, nos municípios de Itapema, Bombinhas e Camboriú. Atualmente trabalha no município Balneário Piçarras como Coordenadora de Proteção e Defesa Civil. Entre 2008  – 2014 coordenou a Defesa Civil de Camboriú, onde recebeu a Medalha Defesa Civil Nacional com a insígnia correspondente ao Grau de Cavaleiro, Decreto n. 4.217/2002, “pelos relevantes serviços prestados ao país e à comunidade nacional em assuntos de Proteção e Defesa Civil”, Brasília – DF/2014.

Bela. Alessandra Pfuetzenreuter

Bacharel em Ciências Biológicas: Linha de Formação – Biologia Marinha, pela Universidade da Região de Joinville – Univille, Campus São Francisco do Sul. Atuei como estagiária do Projeto Babitonga Ativa da Universidade da Região de Joinville. Fui bolsista no CNPq no projeto Madeiras Históricas, no Museu do Mar em São Francisco do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso com avaliação de lixo marinho em São Francisco do Sul. Mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia – UFSC. Membro do Laboratório de Gerenciamento Costeiro Integrado – UFSC. Atua no Projeto de Gestão de Praias TED-UFSC/SPU.

 

Me. Julliet Correa

Graduada em Oceanologia e Mestre em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Sua formação tem ênfase em Gerenciamento Costeiro Integrado, Ecologia de Sistemas e Gestão com Base Ecossistêmica. Também possui experiência em estudos sobre a ecologia de invertebrados bentônicos e em oceanografia geológica através de estudos realizados sobre morfodinâmica costeira e modelagem numérica. Foi Bolsista do programa Ciências sem Fronteiras CNPq (2012) com Graduação Sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela (USC – Campus Lugo – Espanha) e desenvolveu práticas universitárias obrigatórias no Instituto de Hidráulica de Cantábria (IH) (Santander – Espanha). Atualmente, aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pesquisadora no Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI-UFSC). Também presta serviço como profissional autônoma nas áreas de sua formação, especialmente nos âmbitos de Gestão e Planejamento Ambiental, Ecologia de Sistemas e Gerenciamento Costeiro.

Me. Sara Ribas

É graduada em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Especialista em Gestão e Educação Ambiental Lato-Sensu realizado no Centro de ensino Superior dos Campos Gerais (2016). Mestre em Gestão do Território do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Profissionalmente, atuou por 4 anos na área ambiental no Instituto Ambiental do Paraná no atendimento e direcionamento de processos ambientais. Foi analista Ambiental na empresa Zero Resíduos (2013) no município de Ponta Grossa. Atualmente é Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do programa de Pós-Graduação em Geografia na área de concentração: Utilização e Conservação de Recursos Naturais (UCRN). É membro do grupo Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) que desenvolve projetos e pesquisas que visam o planejamento e gestão da zona costeira brasileira com foco em governança costeira, serviços ambientais de ecossistemas e ambientes costeiros.

Conheça a Equipe Organizadora:

LAGECI:

Rita de Cássia Dutra;

Alessandra Pfuetzenreuter;

Julliet Correa;

Sara Ribas;

José Maurício de Camargo.

Defesa Civil de SC:

José Luiz de Abreu;

Vanessa Scoz;

Francielle Cristina Gaertner;

Regina Panceri;

Carolina Margarida;

Elton Cunha

Renato Silva